Blog.

Home
Tecnologia VMR
Artigos Acadêmicos

Tecnologia VMR

compartilhe

Título do artigo:
Tecnologia VMR: Alta Disponibilidade e Segurança

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo demonstrar um novo conceito em arquitetura para Sistemas de Segurança. Aborda as práticas e explana o funcionamento de cada parte do Sistema, assegurando a aplicabilidade do Sistema sua disponibilidade, confiabilidade e segurança e para quais processos dentro da indústria o sistema pode ser aplicado.

INTRODUÇÃO
Este trabalho discorre sobre um novo conceito em tecnologias para Controladores Lógicos Programáveis em Sistemas Instrumentados de Segurança – SIS – o VMR – VERSATILE MODULAR REDUNDAT. Um SIS é formado basicamente por três componentes: os Elementos Sensores, os Executores das Lógicas e os Elementos Finais, conforme pode-se observar na figura 01. Este trabalho tratará especificamente do Executor da Lógica, o Controlador Programável ou mais tradicionalmente chamado de CLP de segurança. Há no mercado diversos modelos de CLP de segurança e fabricantes, cada fabricante adota em seu CLP de segurança uma arquitetura que resulta em um nível de integridade de segurança e um valor diferente de disponibilidade.

Durante todo o trabalho serão utilizadas várias expressões, como foi usada no parágrafo anterior “O conceito Nível de Integridade de Segurança” este conceito foi introduzido pela norma IEC 61508, esta norma trata das diretrizes dos Sistemas Instrumentados de Segurança, seus aspectos construtivos, do projeto, da filosofia e da aplicação, esta norma é fruto de um trabalho da IEC (International Eletric Code) que visou a concatenação de diversas normas que foram precursoras a IEC 61508, tais como DIN, ISA, entre outras.

A tecnologia VMR é utilizada tanto para com CLP de Segurança quanto para com Sistemas de Controle. Esta tecnologia é fruto de anos de experiência e investimento em pesquisa e desenvolvimento. Basicamente o VMR consiste em um sistema totalmente modular que permite total redundância de hardware e garante Nível de Integridade de Segurança SIL 3 mesmo em falhas simples. Estas capacidades e um melhor entendimento será apresentado adiante. O nível de integridade de segurança ou SIL, é uma escala que representa o quando foi reduzido o risco de falha com a implementação de SIS. Esta escala de SIL compreende desde o SIL 1, o nível mais baixo, até o nível SIL 4, o mais elevado.

O ponto crucial deste trabalho é apresentar aos usuários, projetista e integradores um novo conceito em CLP de segurança, que veio para mudar os antigos conceitos sobre esses sistemas e mostrar que há novas tecnologias que garantem mais disponibilidade e não degradam a segurança.

DADOS DO AUTOR
Michel Antonio R. de Almeida
Yokogawa América do Sul
michel.almeida@br.yokogawa.com

Faça o download do Artigo em PDF

Gostou? Compartilhe este artigo!

Receba conteúdos exclusivos

sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.

Mais lidos

Artigos, Blog, Saneamento e meio ambiente

Parceria Entre a Labsoft e Acquasolution Potencializa Tratamento de Águas e Efluentes

LEIA MAIS
Artigos, Blog, Controle de Qualidade

Destinos Comuns para Produtos Não Conformes na Indústria de Alimentos

LEIA MAIS
Artigos, Blog, Controle de Qualidade

Tudo Sobre Auditoria Remota em Indústrias

LEIA MAIS

Artigos relacionados