Título do artigo:
Como aplicar as novas tecnologias de interface e integração dentro do ambiente de automação

Resumo:
Um dos desafios atuais dos sistemas de automação é a integração dos dados em um portal único que englobe informações de toda a empresa, tanto dados oriundos do chão de fábrica quanto dados corporativos de venda, custos, etc. Este trabalho vem demonstrar a construção de um portal de informações desenvolvido para a Ferrous (Mina Esperança) que, além de disponibilizar os dados necessários tanto ao chão de fábrica quanto aos diretores, também foi desenvolvido a partir das mais modernas técnicas de integração de sistemas e também de construção de interfaces.

INTRODUÇÃO
À medida que os sistemas de informação das empresas foram evoluindo, mais e mais dados foram sendo disponibilizados para os funcionários através de inúmeros sistemas distintos, cada um com sua especificidade e característica. Neste contexto, não é difícil encontrar funcionários que precisam consultar vários sistemas para montar um único relatório integrado.
Diante destes desafios, a Ferrous procurou construir um sistema que buscasse os dados das diversas fontes de informações espalhadas pela empresa e os consolidasse em um único sistema que, por sua vez, deveria ser além de funcional, agradável aos olhos tanto dos funcionários do chão de fábrica quanto da alta direção.
Foi feita uma pesquisa de mercado para verificar possíveis ferramentas para realizar esta tarefa, porém, devido às necessidades específicas da Ferrous, foi decidido que esta ferramenta fosse totalmente customizada e desenvolvida especificamente para a empresa. A TSA, então, foi chamada para implementar este Portal de Informações.
Um dos requisitos deste sistema foi que ele deveria utilizar as metodologias mais recentes para a integração de dados, por isso foi escolhido o padrão SOA para comunicação entre os diversos sistemas, sendo que drivers específicos foram construídos para aqueles sistemas que não possuíam Web Services nativos.
Já no quesito interfaces, optou-se por utilizar uma plataforma Web, já que esta plataforma possui facilidades de gerenciamento e disponibilização de dados não presentes em outros tipos de arquitetura. Com este quesito definido, e diante da necessidade de implementação de uma interface rica que possibilitasse grande interação com o usuário, foi então selecionado o Adobe Flex Framework como base para o desenvolvimento desta camada.
O desenvolvimento do Sistema foi realizado no período de 05 meses, sendo estimado um período adicional de 04 meses para finalizá-lo com todas as funcionalidades especificadas.

DADOS DOS AUTORES
Wilson Laizo Filho
Analista de Sistemas da TSA Tecnologia de Sistemas de Automação
[email protected]
Tel. (31) 8789-6061

Antônio César de Araújo Freitas
Gerente de Projetos da TSA Tecnologia de Sistemas de Automação
[email protected]
Tel. (31) 9292-2165

Ludmila Rodrigues Fernandes
Engenheira de Controle e Automação da VISION Sistemas de Automação
[email protected]
Tel. (31) 9624-1569

Eduardo do Carmo Silva
Consultor de Tecnologia da Informação e Informação
[email protected]
Tel. (31) 9976-8127