Com a crescente demanda por controle de qualidade e as rigorosas exigências das legislações, a solicitação de amostras e análises tem aumentado significativamente nos laboratórios de prestação de serviços e controle de qualidade.
Para conseguir absorver essa demanda, novas tecnologias vêm sendo disponibilizadas no mercado, com o objetivo de aumentar a velocidade na entrega, melhorar a qualidade dos produtos e garantir o menor impacto em recall ou para o meio ambiente.
Dentro dessa perspectiva, quero compartilhar três inovações recentes que podem colaborar no atingimento dos seus resultados e melhorar a qualidade das entregas do seu laboratório.
No dia a dia, as aplicações móveis são uma realidade através dos apps de smartphones, com soluções para transporte, alimentação e interação social.
No laboratório, não é diferente; hoje é possível realizar uma coleta 100% sem papel, reduzindo os erros de transcrição, agilizando o processo de recebimento de amostras e acelerando o acesso à informação.
Também na bancada, é possível registrar os dados dos ensaios digitalmente, eliminando as diversas planilhas ou pilhas de papel no laboratório. Os apps ainda permitem acesso móvel em regiões sem internet, possibilitando a execução dos trabalhos e sincronização posterior com a base de dados, garantindo rastreabilidade e consolidação das informações.
Hoje, muitos laboratórios têm se beneficiado com essas soluções, permitindo escalar a capacidade produtiva de suas equipes de coleta, analistas e até operadores. Embora os apps sejam uma realidade em nossa rotina, ainda existem muitos laboratórios que não digitalizaram seus processos através desses aplicativos.
Se você deseja conhecer um pouco mais sobre essas soluções, acesse os links: Mobile Coleta e Mobile Análises.
Outra tendência no mercado é a gestão de dados através de Analytics ou BI (Business Intelligence).
Com a constante demanda de dados consolidados para tomada de decisão rápida e assertiva, o desenvolvimento de indicadores ou painéis de controle para o laboratório ou operação tornou-se essencial.
Possuir uma solução que se integre de forma nativa com seus indicadores, permitindo a visualização rápida dos dados e a detecção de anomalias nos processos ou não conformidades nos ensaios ou produtos, garante maior confiabilidade e elimina problemas com recall ou questões regulatórias ambientais.
Atualmente, muitos laboratórios utilizam painéis para gerenciar a produtividade do laboratório, o faturamento da empresa e o controle de qualidade de seus produtos. Este é um tema bastante recente no meio laboratorial, que está descobrindo e desenvolvendo uma cultura de indicadores automatizados. Ainda se faz muito uso de planilhas em Excel e tabelas dinâmicas, um processo lento que demanda esforço humano e não permite a gestão de forma proativa.
A inteligência artificial é o que há de mais recente e está crescendo no mundo, e no laboratório não seria diferente.
Como comentei acima, essas são algumas das ideias que estão sendo discutidas. Claro que temos muito a aprender com a nova tecnologia e muito tem sido lançado no mercado. A própria Microsoft tem lançado muitos cursos gratuitos no Microsoft Learn com o objetivo de disseminar conhecimento e as informações básicas para quem ainda não está acostumado com o tema. Recomendo a leitura, caso tenha interesse.
A tecnologia tem um papel fundamental no contexto laboratorial no Brasil. Antes mesmo do termo Transformação Digital, muitos laboratórios já estavam inseridos na automação e digitalização dos seus processos.
Com a crescente expansão dos temas tratados nesse breve artigo, certamente, mas insights e oportunidades se abrem para um horizonte mais otimizado, rápido e com qualidade. Fiquem atento, pois em breve teremos muitas novidades na Labsoft com cada um dos temas abordados.
Desvende o poder dos Indicadores Estratégicos no gerenciamento laboratorial com nosso eBook exclusivo, destacando a eficiência de um sistema LIMS na geração precisa desses dados vitais. Transforme sua abordagem no controle laboratorial e otimize resultados agora!
Autor do Texto: Alex Andrade, Diretor de Produto na Labsoft Tecnologia.
sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.