Blog.

Home
Tendências Tecnológicas para Melhorar a Qualidade das Entregas do Seu Laboratório
Artigos, Blog, Controle de Qualidade, Tecnologia

Tendências Tecnológicas para Melhorar a Qualidade das Entregas do Seu Laboratório

compartilhe

Explore as Últimas Tendências em Mobilidade, Gestão por Indicadores e Inteligência Artificial para Potencializar Resultados e Eficiência!

Com a crescente demanda por controle de qualidade e as rigorosas exigências das legislações, a solicitação de amostras e análises tem aumentado significativamente nos laboratórios de prestação de serviços e controle de qualidade.

Para conseguir absorver essa demanda, novas tecnologias vêm sendo disponibilizadas no mercado, com o objetivo de aumentar a velocidade na entrega, melhorar a qualidade dos produtos e garantir o menor impacto em recall ou para o meio ambiente.

Dentro dessa perspectiva, quero compartilhar três inovações recentes que podem colaborar no atingimento dos seus resultados e melhorar a qualidade das entregas do seu laboratório.

1) Mobilidade

No dia a dia, as aplicações móveis são uma realidade através dos apps de smartphones, com soluções para transporte, alimentação e interação social.

No laboratório, não é diferente; hoje é possível realizar uma coleta 100% sem papel, reduzindo os erros de transcrição, agilizando o processo de recebimento de amostras e acelerando o acesso à informação.

Também na bancada, é possível registrar os dados dos ensaios digitalmente, eliminando as diversas planilhas ou pilhas de papel no laboratório. Os apps ainda permitem acesso móvel em regiões sem internet, possibilitando a execução dos trabalhos e sincronização posterior com a base de dados, garantindo rastreabilidade e consolidação das informações.

Hoje, muitos laboratórios têm se beneficiado com essas soluções, permitindo escalar a capacidade produtiva de suas equipes de coleta, analistas e até operadores. Embora os apps sejam uma realidade em nossa rotina, ainda existem muitos laboratórios que não digitalizaram seus processos através desses aplicativos.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre essas soluções, acesse os links: Mobile Coleta e Mobile Análises.

2) Gestão por Indicadores

Outra tendência no mercado é a gestão de dados através de Analytics ou BI (Business Intelligence).

Com a constante demanda de dados consolidados para tomada de decisão rápida e assertiva, o desenvolvimento de indicadores ou painéis de controle para o laboratório ou operação tornou-se essencial.

Possuir uma solução que se integre de forma nativa com seus indicadores, permitindo a visualização rápida dos dados e a detecção de anomalias nos processos ou não conformidades nos ensaios ou produtos, garante maior confiabilidade e elimina problemas com recall ou questões regulatórias ambientais.

Atualmente, muitos laboratórios utilizam painéis para gerenciar a produtividade do laboratório, o faturamento da empresa e o controle de qualidade de seus produtos. Este é um tema bastante recente no meio laboratorial, que está descobrindo e desenvolvendo uma cultura de indicadores automatizados. Ainda se faz muito uso de planilhas em Excel e tabelas dinâmicas, um processo lento que demanda esforço humano e não permite a gestão de forma proativa.

3) Inteligência Artificial

A inteligência artificial é o que há de mais recente e está crescendo no mundo, e no laboratório não seria diferente.

  • Muitas discussões têm sido feitas sobre como implementar a IA nos laboratórios e controles de qualidade. Abaixo, listarei alguns temas que temos avaliado e estamos trabalhando de perto para viabilizar uma nova experiência na qualidade dos laboratórios:
  • Através da IA, pretendemos facilitar o acesso e esclarecer as dúvidas dos analistas no momento da execução do ensaio. Em vez de gastar tempo acessando pastas físicas ou eletrônicas à procura de uma instrução de trabalho ou procedimento do ensaio, uma simples pergunta para a IA poderá trazer a resposta em segundos.
  • A análise preditiva dos dados, bem como a capacidade da inteligência artificial de aprender com os padrões do dia a dia, pode permitir ao laboratório detectar de forma rápida e assertiva anomalias ou desvios nos processos, indicando erros sistemáticos nos ensaios ou dados incorretos antes de serem enviados para o cliente.
  • O levantamento dos dados através de gráficos ou indicadores poderá ser gerado através de simples perguntas como: quantidade de amostras publicadas por dia. Nesse caso, a IA disponibilizaria um gráfico com os dados compilados, permitindo refinar as informações geradas.

Como comentei acima, essas são algumas das ideias que estão sendo discutidas. Claro que temos muito a aprender com a nova tecnologia e muito tem sido lançado no mercado. A própria Microsoft tem lançado muitos cursos gratuitos no Microsoft Learn com o objetivo de disseminar conhecimento e as informações básicas para quem ainda não está acostumado com o tema. Recomendo a leitura, caso tenha interesse.

Conclusão

A tecnologia tem um papel fundamental no contexto laboratorial no Brasil. Antes mesmo do termo Transformação Digital, muitos laboratórios já estavam inseridos na automação e digitalização dos seus processos.

Com a crescente expansão dos temas tratados nesse breve artigo, certamente, mas insights e oportunidades se abrem para um horizonte mais otimizado, rápido e com qualidade. Fiquem atento, pois em breve teremos muitas novidades na Labsoft com cada um dos temas abordados.

Baixe nosso material gratuito sobre o tema Indicadores

Desvende o poder dos Indicadores Estratégicos no gerenciamento laboratorial com nosso eBook exclusivo, destacando a eficiência de um sistema LIMS na geração precisa desses dados vitais. Transforme sua abordagem no controle laboratorial e otimize resultados agora!

Autor do Texto: Alex Andrade, Diretor de Produto na Labsoft Tecnologia.

Gostou? Compartilhe este artigo!

Receba conteúdos exclusivos

sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.

Mais lidos

Artigos, Blog, Saneamento e meio ambiente

Parceria Entre a Labsoft e Acquasolution Potencializa Tratamento de Águas e Efluentes

LEIA MAIS
Artigos, Blog, Controle de Qualidade

Destinos Comuns para Produtos Não Conformes na Indústria de Alimentos

LEIA MAIS
Artigos, Blog, Controle de Qualidade

Tudo Sobre Auditoria Remota em Indústrias

LEIA MAIS

Artigos relacionados