[vc_row row_height_percent=”0″ overlay_alpha=”50″ gutter_size=”4″ column_width_percent=”100″ shift_y=”0″ z_index=”0″ shape_dividers=””][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]
Mirella Rocha
Supervisora dos Laboratórios
Com base nos resultados obtidos após a implantação, evidenciou-se que um processo bem conduzido de implantação de sistemas para automação e informática laboratorial pode contribuir significativamente com a segurança e qualidade dos resultados gerados, atendendo os requisitos de confidencialidade, integridade e rastreabilidade indicados na NBR ISO/IEC 17025, tornando assim o sistema da qualidade ainda mais robusto e facilmente auditável. Como benefício adicional pode-se também evidenciar o aumento da produtividade do laboratório proporcionando assim menores tempos de resposta à produção, fato oriundo da eliminação ou redução de etapas repetitivas manuais como a transcrição de dados e cálculos e digitalização dos resultados operacionais dos distritos diariamente no sistema.”
A BRK Ambiental é a concessionária dos serviços de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim, um dos primeiros municípios brasileiros a solucionar as questões de saneamento básico com a parceria entre a iniciativa privada e o poder público. A concessão teve início em 1998. A empresa faz parte da BRK Ambiental, que atua em 16 cidades brasileiras. O trabalho da concessionária é baseado na Tecnologia Empresarial BRK Ambiental, a TEO, que contém princípios, conceitos e critérios – concebidos por Norberto Odebrecht – para assegurar a unidade de pensamento e ação dos integrantes da sua Organização em mais de 150 países.
A BRK Ambiental é a concessionária dos serviços de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim, um dos primeiros municípios brasileiros a solucionar as questões de saneamento básico com a parceria entre a iniciativa privada e o poder público.A concessão teve início em 1998. A empresa faz parte da BRK Ambiental, que atua em 16 cidades brasileiras.O trabalho da concessionária é baseado na Tecnologia Empresarial BRK Ambiental, a TEO, que contém princípios, conceitos e critérios – concebidos por Norberto Odebrecht – para assegurar a unidade de pensamento e ação dos integrantes da sua Organização em mais de 150 países.
Redução total dos formulários de controle com a redução anual de dezenas de milhares de folhas de papel e consequentemente do espaço necessário para armazenamento.”
A empresa, que contava com um software desenvolvido internamente que atendia as necessidades básicas de registro de dados, optou por buscar no mercado um software que atendesse suas unidades de forma padronizada e que trouxesse mais recursos para gerenciamento e rastreamento de dados.
Esta situação nos distritos não existia, os operadores lançavam manualmente os resultados das análises em planilhas, e estas eram enviadas semanalmente para o departamento de Produção. O assistente administrativo lançava todos estes dados analíticos no software anterior, este serviço demandava tempo e desgaste, ocasionando muitos erros de digitação, por serem muitos dados digitados ao mesmo tempo.
Agilidade na rastreabilidade e resgate de informações do sistema.”
Foram realizadas avaliações dos softwares disponíveis no mercado nacional e internacional e optou-se por utilizar o software myLIMS da Labsoft para gerenciar todos os dados gerados nos laboratórios de controle de qualidade e operações de água e efluentes.
O myLIMS tornou-se a ferramenta homologada para todas as unidades da BRK Ambiental, O myLIMS se mostrou de uso simples e adaptável as necessidades da empresa desde a sua apresentação, confirmado depois nos testes realizados pelos futuros usuários. A presença da Labsoft em grandes empresas, sendo alguns clientes da BRK Ambiental do Itapemirim, aumentou a confiabilidade na realização do projeto.
A implantação do myLIMS em BRK Ambiental possibilitou vários ganhos, entre eles:
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_widget_sidebar sidebar_id=”sidebar-128684″][/vc_column][/vc_row]