Blog

Home
O que é a indústria 4.0?
Artigos

O que é a indústria 4.0?

compartilhe

Atualmente, muito se fala da indústria 4.0. Mas o que significa e, principalmente o que ela representará para a indústria, controle da qualidade e laboratórios?

A Indústria 4.0 ou quarta revolução industrial como também é chamada, representa uma nova forma de como os produtos serão fabricados. Indústrias conectadas à internet e equipadas com sensores e softwares capazes de coletar e interpretar uma infinidade de dados e informações para produzir em massa pedidos personalizados, com maior eficiência e qualidade.

Processos de controle da qualidade

A grande maioria dos processos de controle da qualidade nas indústrias atualmente não são digitais ou automatizados, limitando a contribuição da área de controle da qualidade e impedindo que a mesma assuma seu papel de apoiar de forma ativa a melhoria da eficiência operacional, redução de custos e problemas de qualidade na indústria.

Especialistas avaliam que estamos vivendo um novo período revolucionário na manufatura, com a conjunção de novas tecnologias digitais chegando à maturidade agora como a computação em nuvem, internet das coisas, robótica, manufatura aditiva, big data, entre outras.

Também chamada de quarta revolução industrial, a indústria 4.0 é um conceito nascido no ano de 2011 na Alemanha, que se originou de um projeto do governo do país que, assegurando que a tecnologia era um excelente alicerce para a mudança e evolução necessárias na indústria de todo o mundo, definiu sistemas de produção inteligentes, conectando máquinas, sistemas e ativos.

A indústria 4.0

A indústria 4.0 permite coletar e analisar dados entre máquinas, criando processos mais rápidos, mais flexíveis e mais eficientes para produzir produtos de maior qualidade a custos reduzidos. Esta realidade somente se torna possível devido aos crescentes avanços tecnológicos da área da tecnologia da informação e engenharia que abrangem sensores sofisticados, IoT (Internet das coisas), robótica avançada, manufatura digital (incluindo impressão 3D), inteligência artificial, computação em nuvem, captura e análise de dados, software como serviço e outros modelos de marketing, smartphones e outros dispositivos móveis, entre outras.

Em 2015, a PwC entrevistou mais de 2 mil empresas de 26 países sobre indústria 4.0, de setores tão diversos quanto os de produção industrial (incluindo aeroespacial e defesa) e automobilístico, de produtos químicos, eletrônicos e florestais, de transporte e de logística. Um terço dos entrevistados disse que sua empresa já havia alcançado níveis avançados de integração e digitalização, e 72% acreditavam que chegariam a esse ponto em 2020.

Mais importante ainda, 86% dos entrevistados declarou que, com base em sua experiência até aquele momento, esperava ver tanto reduções de custos como ganhos de receitas com seus esforços de digitalização avançada. Quase um quarto estimava que essas melhorias excederiam 20% nos próximos cinco anos. Além disso, cerca de 55% dos entrevistados esperam ver seu investimento retornar no prazo de dois anos.

Outra pesquisa inédita, realizada pelo Projeto Indústria 2027 da CNI – Confederação Nacional da Indústria, mostra que 21,8% das indústrias projetam ter o processo produtivo totalmente digitalizado nos próximos 10 anos.

Leia mais: Controle de Qualidade 360º: do laboratório às outras áreas da indústria

Dados do Autor:

Georgio Raphaelli
Ex Diretor Executivo

Labsoft Tecnologia

Gostou? Compartilhe este artigo!

Receba conteúdos exclusivos

sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.

Mais lidos

Blog, Controle de Qualidade

APPCC: Garantindo a Qualidade dos Alimentos desde a Origem até o Consumidor Final com auxílio de um sistema LIMS

LEIA MAIS
Blog, Laboratorios

A Evolução do Controle de Dados Brutos: Rastreabilidade e Controle de Estoque com um LIMS

LEIA MAIS
Blog, Controle de Qualidade, Laboratorios

Transcrição manual de dados nunca mais!

LEIA MAIS

Artigos relacionados