Blog.

Home
5 vantagens de uma solução LIMS na nuvem
Artigos, Notícias, Tecnologia

5 vantagens de uma solução LIMS na nuvem

compartilhe

A computação em nuvem beneficia as empresas de várias maneiras. Na verdade, os benefícios são tantos que é quase impossível não considerar a migração das operações de um servidor local (on-premise) para uma plataforma baseada em nuvem.

Quando falamos de um LIMS, seja para uso em laboratórios, qualidade industrial ou saneamento, é necessário que as informações estejam disponíveis de qualquer lugar e em qualquer momento. O que não acontece com o modelo tradicional em que os dados ficam disponíveis localmente.

Ainda assim, muitas pessoas ainda são resistentes quanto às vantagens da computação em nuvem. Se você é uma delas, fique tranquilo(a), pois separamos 5 motivos que comprovam que um LIMS na nuvem oferece soluções mais acessíveis, adaptáveis e ágeis:

Motivo número 1: menor custo

A redução de despesas é essencial em qualquer modelo de negócio e um LIMS na nuvem oferece muitos benefícios nesse aspecto.

Isso porque, com um LIMS SaaS (software as a service), é possível otimizar os processos do seu laboratório com apenas uma assinatura mensal que cabe no seu bolso, com risco reduzido. Já que pode ser cancelado a qualquer momento – e o melhor de tudo: rápido retorno de investimento. Uma vez que quase sempre o custo do sistema é pago pelas economias proporcionadas e pelas oportunidades que podem ser, a partir dele, melhor aproveitadas.

Investir no software pode, por fim, custar bem pouco se analisarmos os ganhos proporcionados no longo prazo.

Com a tecnologia em nuvem, você não precisa mais gastar com licenciamento do software, seu próprio servidor, cabos, switches de rede, geradores de backup, roteadores redundantes e assim por diante. Dependendo do provedor de nuvem que você escolher, todos estes itens ficam a cargo do fornecedor de LIMS.

Motivo número 2: maior segurança

Se seus softwares e arquivos estão armazenados em discos rígidos dentro da sua empresa, a perda desses dados é iminente, seja pela própria vida útil dos equipamentos, por mau armazenamento ou uso indevido. Além disso, estão sujeitos a panes elétricas e desastres como enchentes e incêndios.

Um LIMS na nuvem – desde que armazenado por um fornecedor confiável e com boas práticas – garante backups contínuos e redundância dos dados, mantendo seus dados em duplicata, armazenados em locais distintos geograficamente. Tudo isso reduz o risco de perda de dados caso qualquer backup falhe ou seja destruído por um desastre. Os provedores de nuvem podem restaurar os dados de outra cópia mantida em seu armazenamento em nuvem, que é continuamente atualizado com cada dado adicionado.

Além disso, com o uso de recursos como criptografia de dados e autenticação de dois fatores, o acesso por um usuário não autorizado torna-se ainda mais improvável. No artigo “Seu laboratório pode estar em risco“, citamos os enormes prejuízos que a falta de segurança do sistema baseado em servidor local pode trazer para sua empresa.

Motivo número 3: implantação mais ágil

A implantação de um sistema tradicional pode, muito frequentemente, durar por meses.

Ao longo destes mais de 20 anos implantando tecnologia em empresas de diversos segmentos e portes, desenvolvemos uma metodologia ágil que permite a aplicação do sistema em poucos meses. Ela é baseada, inicialmente, numa prova de conceito (PoC) com dados reais do cliente, para que ele possa vivenciar sua realidade dentro do sistema e desta forma poder questionar e validar seus processos juntamente à equipe de implantação, tornando-os mais enxutos e alinhados ao uso da tecnologia.

Vale lembrar que este processo interativo somente é viável em softwares muito flexíveis, que permitem a mudança rápida de fluxos de trabalho e regras via configuração, sem a necessidade de um programador para desenvolvimentos demorados e caros. Conheça mais detalhadamente nossa metodologia no artigo “Como funciona a implantação ágil da Labsoft?“.

Motivo número 4: acessibilidade em qualquer lugar, com qualquer dispositivo

O software não precisa ser instalado: ele está disponível de qualquer dispositivo com acesso à internet por meio do seu navegador. Como o Google Chrome, por exemplo. Isto reduz os custos com TI em sua empresa. Já que simplifica a infraestrutura necessária e torna extremamente fácil o acesso ao sistema fora do laboratório. No caso de auditorias remotas, por exemplo, garante um software sempre atualizado com as últimas correções e funcionalidades.

No caso do myLIMS, o acesso é realizado por meio de uma conexão segura certificada – tão confiável quanto seu internet banking – ao maior provedor de computação em nuvem do mundo, com altíssima disponibilidade.

Mas fique tranquilo: é possível configurar perfis com permissões de usuário para que cada membro do laboratório faça login, combinado com configurações de autenticação para maximizar a segurança.

Motivo número 5: sustentabilidade – a computação em nuvem é mais verde

A computação em nuvem é uma tecnologia mais ecológica do que as soluções tradicionais de TI. Ao migrar para a nuvem, as empresas podem reduzir o excesso de papéis, o consumo de energia e a pegada de carbono em até 90%. Em vez de ter servidores e software internos, as empresas podem usar serviços baseados em nuvem. Podendo acessar os mesmos aplicativos e dados de qualquer computador ou dispositivo com conexão à Internet. Isso elimina a necessidade de as empresas comprarem e manterem sua própria infraestrutura de TI.

Se você está procurando uma maneira mais ecológica e econômica de fornecer seus serviços de TI, considere migrar para a nuvem.

Saiba mais: Por que a nuvem é uma opção de tecnologia sustentável?

Curiosidade!

Você sabia? Em 2015, a Labsoft se tornou a primeira empresa a disponibilizar no mercado brasileiro um software LIMS totalmente web e na nuvem. Através do modelo SaaS (software como serviço), democratizando o acesso a esse tipo de tecnologia.

Que tal uma breve demonstração do myLIMS? 

O LIMS líder no Brasil e América Latina, com suporte dedicado, em nuvem e fácil de usar. Vai ajudar na transformação digital do seu laboratório. Fale conosco.

 

 

Gostou? Compartilhe este artigo!

Receba conteúdos exclusivos

sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.

Mais lidos

Controle de Qualidade

Desperdício na Indústria de Alimentos: O Custo Oculto das Não Conformidades

LEIA MAIS
Artigos, Blog, Controle de Qualidade, Saneamento e meio ambiente, Tecnologia

Ferramentas da Qualidade: Otimizando Processos com o Sistema LIMS

LEIA MAIS
Controle de Qualidade

Desafios dos Períodos de Auditoria em Indústrias e o Papel Crucial do Sistema LIMS

LEIA MAIS

Artigos relacionados