Blog

Home
Como o myLIMS apoia a manufatura enxuta nas indústrias?
Artigos

Como o myLIMS apoia a manufatura enxuta nas indústrias?

compartilhe

Apesar de toda evidência de sucesso das iniciativas de manufatura enxuta (Lean Manufactoring) e Lean Seis Sigma em indústrias de todos os tipos, a maioria dos laboratórios continuam alheios ou com poucas iniciativas de impacto nos processos laboratoriais e de controle da qualidade, a fim de torná-los realmente mais enxutos e eficientes. Tal inércia se evidencia principalmente no que diz respeito à automação dos processos de captura e processamento de dados brutos e resultados de análise.

A maior parte da automação nos processos laboratoriais, fora aplicada com investimentos em modernos equipamentos que reduziram o tempo de preparação e análise das amostras, resultando em um significativo impacto na agilidade da entrega dos resultados. Entretanto os processos de captura, processamento de dados e envio dos resultados de análise ainda estão, em sua grande maioria, baseados em papel ou mecanismos alternativos como planilhas de cálculo que são muito sujeitos a falhas, carecem de rastreabilidade e outros importantes controles para o atendimento dos sistemas de qualidade como a ISO 17025. Tal lacuna faz com que muitos dos investimentos realizados não atinjam seu pleno potencial do ponto de vista de eficiência e confiabilidade operacional.

Obviamente, qualquer iniciativa de otimização de processos, seja ela por Lean Seis Sigma ou pelo já difundido e amplamente utilizado ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act), a medição (Check) é parte fundamental do processo e vital para verificar qual o real estado do processo laboratorial, a fim de identificar as possíveis ações e monitorar os resultados obtidos a partir das ações tomadas.

Como pode ser definido com clareza o que deve ser feito? Qual rumo tomar se não se sabe com precisão onde se está ou quais são os maiores gargalos? Eis um ponto fundamental onde o myLIMS faz toda a diferença, pois garante a coleta automática de importantes dados para a medição de praticamente todas as operações de um laboratório, bem como dispõe de ferramentas gerenciais para analisá-los, permitindo assim a tomada de ações e posterior monitoramento do processo para verificar então, se as ações são eficazes.

Além disso, o myLIMS proporciona ferramentas para todos os profissionais do laboratório executarem suas atividades de forma mais simples, rápida e confiável, eliminando os desperdícios de recursos humanos e materiais em atividades não agregadoras de valor. Exemplos destas ferramentas, são o Integra que permite a integração com sistemas corporativos e o registro automático das amostras, o DAQ que é um sistema de aquisição de dados de equipamentos de análise que elimina o desperdício de tempo e erros associados à transcrição de dados, os métodos de análise que permitem o processamento lógico e matemático dos resultados e os Painéis de Controle e Relatórios Gerenciais que permitem aos gestores uma visão holística ou detalhada em tempo real das operações do laboratório, permitindo a identificação de gargalos e ação corretiva, entre outras ferramentas.

Conheça o artigo Laboratório sem papel em planta de zinco e Otimização através de LIMS e Lean Seis Sigma e veja uma aplicação prática do myLIMS como um projeto de Lean Seis Sigma no controle de qualidade industrial, com o objetivo de reduzir o tempo de entrega dos resultados e aumentar a confiabilidade dos resultados enviados ao processo produtivo.

Conheça mais em Casos de Sucesso e saiba porque centenas de laboratórios e milhares de usuários no Brasil e América Latina optam pelo myLIMS.

DADOS DO AUTOR
Georgio Raphaelli
Diretor Técnico
Labsoft Tecnologia

Faça o download do Artigo em PDF

Gostou? Compartilhe este artigo!

Receba conteúdos exclusivos

sobre gestão laboratorial, controle de qualidade industrial, saneamento, tendências e tecnologia no seu e-mail.

Mais lidos

Blog

Transcrição manual de dados nunca mais!

LEIA MAIS
Blog

Estratégias para Agilizar o Projeto de Aquisição de um LIMS

LEIA MAIS
Blog, Controle de Qualidade, Laboratorios, Saneamento e meio ambiente

Tudo o que você precisa saber sobre ELN

LEIA MAIS

Artigos relacionados